segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Correndo atrás do ouro - Parte II

Bem o assunto rendeu... Acho que bem mais do que simples espermatozóides, estes serezinhos são uns verdadeiros heróis. Eu não poderia deixar de procurar maiores informações, afinal apesar de ser mulher, o universo masculino me fascina. Já disse em outras oportunidades que sou uma célula mal formada - acho que deveria ser homem. Ok... Isso é só uma piada, estou bastante feliz em ser uma mulher e tenho certeza que muitas outras pessoas também. Mas quando imaginei os políticos fazendo a corrida igual aos espermatozóides, não imaginei em chegar a parte II. Então vamos as informações adicionais e não menos importante.

Informações Adicionais:

Você sabia que em algumas espécies, nem todos os espermatozóides estão "programados" para fecundar a célula reprodutora feminina (dependendo da espécie: numas o óvulo noutras o oócito II)? A cada ejaculação, tomam a frente os espermatozóides "killers", os quais possuem certa capacidade de fagocitose, cuja principal função é destruir tudo o que estiver a frente - outros espermatozóides, macrófagos da fêmea, etc. - e furar a parede da célula reprodutora feminina. Logo atrás, espermatozóides "soldados" são responsáveis pela escolta dos fecundantes propriamente ditos. Por último, os "soldados lentos" entopem os canais de muco -meio no qual os gametas se locomovem- dificultando a passagem de outros espermatozóides. Assim, se uma fêmea tiver copulado com dois parceiros, as chances de fecundação por um gameta do primeiro é substancialmente maior.

"Incrível, eles são realmente um exército, fazem um trabalho em equipe. Imaginei lendo isso, a seleção brasileira de futebol. Todos empurrando a bola para um mesmo lugar: O gol. Sem nenhum apelativo erótico, imaginei um jogo de futebol mesmo".

1-Quem é?
O Espermatozóide é uma célula com mobilidade ativa, capaz de nadar livremente, consistindo em uma cabeça e uma cauda ou flagelo. A cabeça, que constitui o maior volume do espermatozóide, consiste no núcleo, onde o material genético está muito concentrado. Eles vivem em média 24 horas no trato genital feminino, porém alguns espermatozóides são capazes de fecundar o óvulo após três dias.

"Caraca!!! Tem uns que são persistentes mesmo - parece aqueles chatos que grudam nos nossos pés - Portanto meninas, se não querem se surpreender com uma gravidez indesejada previnam-se, pois alguns destes menininhos se fazem de mortos".

2-Variações?
Existem dois tipos de espermatozóides normais. Um deles contém o cromossomo X (responsável pela formação de um ser do sexo feminino) e o outro contém o cromossomo Y (responsável pela formação de um ser do sexo masculino). Os anormais com problemas cromossômicos e os anormais com problemas morfológicos. Os raios X, reações alérgicas intensas e certos agentes anti espermatogênicos são os principais responsáveis por alterações morfológicas patogênicas, porém se a porcentagem dos espermatozóides alterados for menor do que 10%, a anormalidade não influenciará na fertilidade, pois os espermatozóides com anormalidades morfológicas são incapazes de fecundar o óvulo.

"Os homens antigamente culpavam as mulheres quando não tinham um "varão", um filho "macho". Graças à Deus a genética hoje prova e explica tudo, a responsabilidade do sexo do bebê é dos homens. Tenho um amigo que fez vasectomia e a esposa ficou grávida, claro que a medicina também explicou isso - sorte dele".

3-Seu objeto de desejo?
O óvulo. Ao contrário do óvulo, o espermatozóide tem citoplasma escasso e é muito pequeno (mede de ponta a ponta 50 milésimos de milímetro). O principal objetivo do espermatozóide é fecuncar o óvulo. Para que isso aconteça, o espermatozóide terá que passar por vários obstáculos e sofrerá forte concorrência.

"Gente, até mesmo quando se é um simples espermatozóide já temos que passar pela concorrência, que pelo que podemos ver até aqui, não é nada fácil. É uma dura batalha!!!"

4- Quais são seus obstáculos?
Existem dois grandes inimigos do espermatozóide: os espermicidas e a camisinha. O primeiro é uma substância química com o poder de matá-los ou imobilizá-los; O segundo é um bloqueio da sua passagem para a vagina; Existem algumas situações onde os dois se unem: ninguém passa.

"Bem, em relação aos obstáculos a única saída é rezar para que nenhum dos dois - nem homem e nem mulher - tenham feito a escolha errada. Partindo-se do pressuposto de que eles querem fecundar, qualquer tipo de contraceptivo será um problema".

5- E a concorrência?
Para percorrer sua trajetória, o espermatozóide necessita nadar 11 centímetro por hora (equivalente a um homem atravessar uma piscina de 50 metros em 5 segundos). Geralmente 200 a 500 milhões de espermatozóides são depositados na parte posterior da vagina, e apenas 300 a 500 alcançam o local da fecundação. O tempo desta corrida pode ser de 5 a 45 minutos. O vencedor entra no óvulo (porém sua cauda não) e é responsável por uma nova vida.

"Nossa realmente um campeão!!! Claro, nada nessa vida nada é fácil, portanto chegar até aqui não poderia ser diferente. Com uma concorrência invejável será necessário que o espermatozóide seja um tipo de SUPER HOMEM, aquele que vai nadar mais rápido, e fazer com que o óvulo todo bobinho se abra e deixe que ele o fecunde".

Pensem bem: Quanta dificuldade para sermos o que somos. Começamos com uma grande batalha pela vida e depois precisamos matar um leão por dia para continuarmos vivos. Por isso, preocupe-se mais com os outros, preste mais atenção quem está neste vagão com você. Pode não ser obra do acaso, mas estes - todos sem nenhuma distinção - são responsáveis pela construção da sua história e da sua identidade. E o mais legal é isso, saber que nessa batalha diária temos a oportunidade de nos tornarmos pessoas melhores - ou não. A escolha é sua.

Fonte: http://www.geocities.com/CapeCanaveral/Hangar/1871/esp.htm


Nenhum comentário: