quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

"Redenção"


Acabei me rendendo aos apelos do coração e deixei de lado aquele que durante muito tempo foi meu compromisso fiél. Bem sei que a gente cresce, amadurece, e nos caminhos da vida vai tomando outras decisões que naquele momento nos parecem mais acertada. E eu acertei. Deixar de lado o carnaval de Floripa esse ano, não me fez nenhum mal ao coração, pelo contrário, fiquei com um aperto grande nele - o coração - quando vi essa Ilha maravilhosa congestionada no sábado de carnaval.

Eu devo confessar que me senti um estranho fora do ninho. Não consegui me ver como parte deste pedaço de terra. Fiquei irritada, inojada e fiquei muito triste... Não, não é exagero. É de partir qualquer coração, muito mais que um amor não correspondido. Um lugar tão mágico, virar um palco de malucos desenfreiados. Não tenho nada contra o carnaval, pelo contrário, gosto muito, mas acho que está mais que na hora das autoridades - se é que tem alguma - parar com a venda de um lugar maravilhoso, turístico, Ilha da magia, quando não temos infra estrutura para comportar milhares e milhares de visitantes que se aglomeram nesta pequena e santa ilha. Acho que está na hora de parar e pensar. Que cidade é essa, que os moradores precisam sair, para dar vazão e entrada aos turistas??

Pois foi exatamente isso que fiz, sai da minha cidade, onde todos dizem ser o melhor lugar do Brasil, fui ali para o lado, buscar a tranquilidade de uma cidade vazia, sem nenhum fluxo rodoviário e nem mesmo filas quilométricas que te fazem perder a calma, a paciência e até mesmo a vontade de sair de casa para fazer qualquer coisa. Mas ali no estado ao lado, meu carnaval foi perfeito: amigos, comida, passeios e amor. O que mais o meu coração apertado poderia querer? Só mesmo chegar em casa e ver que a sua escola de samba, mais uma vez foi campeã. Parabéns Consulado do Samba, que com seu enredo contagiou a galera, fazendo a arquibancada tremer. Quanto ao carnaval na Bela e Santa Catarina, ainda sem previsões de retorno... Ano que vem, quem sabe?

Em tempo:
O Carnaval é um período de festas regidas pelo ano lunar no Cristianismo da Idade Média. O período do Carnaval era marcado pelo "adeus à carne" ou "carne vale" dando origem ao termo "Carnaval". Durante o período do Carnaval havia uma grande concentração de festejos populares. Cada cidade brincava a seu modo, de acordo com seus costumes. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XIX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspirariam no Carnaval francês para implantar suas novas festas carnavalescas.

Um comentário:

NILSA OLIVEIRA disse...

É!!!!!!! carnaval!!!!! já acabou!!!!, mas as filas foram enormes!!!!!!!! É Carmen na verdade com tantas propagandas da Ilha da Magia, os moradores parece que não fazem mais parte desse cenário.
Momentos em que ficamos torcendo por nossa escola de samba e mais uma vez não ganha, a campeã brilhou e a população cantou!!!!!!!!!!!!
Agora começamos uma nova etapa, a pré preparação para a Páscoa.