sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

"Sexta Feira 13"

Há pouco me dei conta de que hoje é sexta feira 13!!

Considerado por muitos o dia do azar, eu já posso dizer que é meu dia de sorte. Eu sempre gostei dos gatos pretos, nunca tive medo de escadas, nem de passar por baixo delas... E para falar bem a verdade não conheço ninguém que tenha sofrido alguma influência maligna em razão a esta data. Mas você sabe de onde vem esta crença de que sexta feira 13 é maldita?

Uma Sexta Feira 13 ou seja, uma Sexta Feira no dia 13 de qualquer mês, é considerada popularmente como um dia de azar. O número 13 é considerado de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado um número de coisas completas como 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou os 12 signos do zodiaco. Já o 13 é considerado um número irregular. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) temos o mais azarado dos dias. Esta superstição pode ter tido origem no dia 13 de Outubro de 1307, uma sexta feira, quando a Ordem dos Templários, foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França; os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia.Outra possibilidade para esta crença está no fato de que Jesus Cristo provavelmente foi morto numa sexta-feira treze, uma vez que a Páscoa judaica é celebrada no dia 14 do mês de Nissan, no calendário hebráico. Recorde-se ainda que na Santa Ceia sentaram-se à mesa treze pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, morreram em seguida, por mortes trágicas, Jesus por execução na cruz e Judas provavelmente por suicídio. Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa. Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga (que deu origem a frigadag, sexta-feira). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.

Agora se você acredita que sexta feira 13 é o dia do azar, aqui vai uma dica de simpatia para ter sorte:

Numa sexta-feira treze de qualquer mês, faça esta simpatia usando roupas brancas, inclusive as roupas de baixo. Pegue treze velas brancas, treze flores da mesma cor e treze contas de lágrima-de-nossa-senhora e coloque tudo dentro de uma bolsa ou sacola inteiramente branca. Vá até uma encruzilhada, exactamente ao meio-dia, e lá coloque as treze velas formando um círculo e ao lado de cada vela uma flor. Entre nesse círculo e acenda as velas. Ao acender cada uma, coloque uma das treze contas ao lado da flor e diga o seguinte em voz alta:

Primeira vela: Peço permissão ao Divino

Segunda vela: Para o meu trabalho iniciar

Terceira vela: Com a força do Pai Eterno

Quarta vela: Com a bênção de Oxalá

Quinta vela: Aqui eu chamo a boa sorte

Sexta vela: E despacho todo azar

Sétima vela: Assim seja para sempre

Oitava vela: Sempre na paz do Senhor

Nona vela: Estou com Deus e Nossa senhora

Décima vela: O azar eu mando embora

Décima segunda vela: O treze é meu amigo

Décima terceira vela: E a boa sorte traz comigo.

Pegue as contas todas e guarde-as dentro do bolso. Em seguida faça o sinal da cruz para encerrar. Deixe as velas queimando, saia do círculo e vá embora. Não olhe para trás. Guarde essas contas consigo, num saquinho de tecido vermelho. Serão sua proteção para sempre contra o azar.

Boa sorte e coragem!!!
Porque fazer essa simpatia numa sexta feira 13, na encruzilhada, você vai precisar de muita coragem.

3 comentários:

redatora Mireille Almeida disse...

Aaaai, fazia tempinho que já não passava por aqui. Carmen, sexta-feira 13 também foi meu dia de sorte mas não fiz nada de simpatia, nem usei roupas e tal. Mas como nesse ano terá mais 2 sextas 13, quero ver se eu tenho coragem para colocar em prática essa tua simpatia...kkkk!!
Não vou mais perder o costume de ler teu blog, saio daqui sempre com um aprendizado a mais!!
Te adoro, bjaooooo
Mi

redatora Mireille Almeida disse...

Aaaai, fazia tempinho que já não passava por aqui. Carmen, sexta-feira 13 também foi meu dia de sorte mas não fiz nada de simpatia, nem usei roupas e tal. Mas como nesse ano terá mais 2 sextas 13, quero ver se eu tenho coragem para colocar em prática essa tua simpatia...kkkk!!
Não vou mais perder o costume de ler teu blog, saio daqui sempre com um aprendizado a mais!!
Te adoro, bjaooooo
Mi

Ana Karenyna disse...

Carmeeem !
Que saudades que estava daqui... ai, em sextas feiras 13 já acordo com pernas bambas. Tenho medo até de dormir sozinha, pode? cada um com seu cada um! mas essa que passou foi de sorte mesmo! e adorei a simpatia! hehehe beijos e boa semana!